Este blog surgiu com a proposta de tratar de conteúdos informativos e relevantes da psicologia e suas diversas áreas. Seja bem vindo, este blog é pra você!!!

sábado, 12 de março de 2011

Um Mundo sem Metáforas

Costumamos nos emocionar diante de uma cena, história ou música; ante o sofrimento e alegrias próprios ou alheios. E não só , temos a necessidade de compartilhar nossas emoções com os outros, mas para isso precisamos ultrapassar a fronteira da língua aprendida sair do  plano das metáforas, afim de tornar inteligíveis, e mais do que isso, compartilhável, sentimentos e emoções.
No plano da comunicação e do reconhecimento sociais, a empatia e a capacidade imaginativa e/ou simbólica são fundamentais para que possamos supor intenções e afetos alheios, algo que nos norteia nas interações sociais, nos aproxima dos outros e nos protege de situações indesejadas. Agora imagine se essas habilidades nos faltam, pois não chegaram a se desenvolver. Na ausência delas, resta o isolamento, o diálogo e os pensamento pautados pela concretude. É o que ocorre com as pessoas portadoras de autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...