Este blog surgiu com a proposta de tratar de conteúdos informativos e relevantes da psicologia e suas diversas áreas. Seja bem vindo, este blog é pra você!!!

domingo, 13 de março de 2011

Do Sintoma à Síndrome

As Síndromes são conjunto de sinais e sintomas que se agrupam de forma recorrente e são observadas na pratica clínica diária. Esses agrupamentos estáveis de sintomas são produzidos por diversas causas. Identificar as síndromes é o primeiro passo no sentido de ordenar as observação psicopatológica dos sinais e sintomas dos pacientes. É desejável após a precisa caracterização dos sinais e sintomas  e seu ordenamento em síndromes clínicas, para o passo seguinte, ou seja, a formulação de hipóteses diagnósticas relativas aos transtornos mentais específicos, segundo os sistemas internacionais de  diagnósticos e classificação, o DSM IV e CID-10



 

O Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais é uma publicação da American Psychiatric Association, Washington D.C., sendo a sua 4ª edição conhecida pela designação “DSM-IV”.

Este manual fornece critérios de diagnóstico para a generalidade das perturbações mentais, incluindo componentes descritivas, de diagnóstico e de tratamento, constituindo um instrumento de trabalho de referência para os profissionais da saúde mental.
Desde a publicação original da DSM-IV em 1994, observaram-se já muitos avanços no conhecimento das perturbações mentais e das doenças do foro psiquiátrico. Neste sentido, existem já várias publicações que incorporam os resultados das investigações mais recentes, com destaque para a DSM-IV-TR. Para mais informações visite o website da American Psychiatric Publishing, Inc. (APPI).
 

 

A 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças adoptou a denominação "Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde" sendo, na prática conhecida por "CID-10".

Esta Classificação foi aprovada pela Conferência Internacional para a 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças, convocada pela Organização Mundial de Saúde, realizada em Genebra no ano de 1989, tendo a CID-10 entrado em vigor apenas a 1 de Janeiro de 1993, após a necessária preparação de material de orientação e formação. A sua implementação em Portugal ocorreu antes do ano 2000, sendo já utilizada nas estatísticas oficiais de saúde. 
O copyright da CID-10 pertence à Organização Mundial de Saúde - OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...