Este blog surgiu com a proposta de tratar de conteúdos informativos e relevantes da psicologia e suas diversas áreas. Seja bem vindo, este blog é pra você!!!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Transtorno Global do Desenvolvimento - TGD





De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, o Transtorno Global do desenvolvimento se caracteriza por prejuízos severos e invasivos em diversas áreas do desenvolvimento.


 Mas o que vem a ser exatamente um “Transtorno do desenvolvimento”?


 Tecnicamente, um “Transtorno do desenvolvimento” pode ser definido como uma incapacidade severa e crônica apresentada por um indivíduo:

  1.   Relacionada a uma deficiência mental ou física, ou uma combinação de ambos; 
  2. Manifestada antes dos 22 anos de idade; 
  3.  Com probabilidade de perdurar de forma indefinida (pela vida toda) 
  4.  Gerando limitações funcionais substanciais em três ou mais das seguintes principais áreas de atividade de vida: auto-cuidado, linguagem receptiva e expressiva, aprendizagem, mobilidade, auto-direcionamento, capacidade de viver de forma independente, e auto-suficiência econômica; e
  5. Necessidade do indivíduo de receber uma combinação de serviços interdisciplinares e especiais, de forma individualizada, pelo tempo que for necessário.

Transtornos do desenvolvimento é um termo bastante amplo, que abarca uma gama de diferentes condições, como deficiências físicas, sensoriais, neurológicas, intelectuais, e de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...