Este blog surgiu com a proposta de tratar de conteúdos informativos e relevantes da psicologia e suas diversas áreas. Seja bem vindo, este blog é pra você!!!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Autismo


O Autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento que se caracteriza por trazer alterações ao desenvolvimento da criança, principalmente em três áreas: a comunicação, a interação social e o uso da imaginação, é a chamada tríade autista.
Geralmente se manifesta antes dos três anos de idade e apresenta muitas variações de um indivíduo para o outro, o que nos leva a um outro conceito: o espectro do autismo ou os diferentes graus do autismo.
O autismo se enquadra no conceito de síndrome, ou seja, é um conjunto de sinais e sintomas sem causa específica que, combinados, trazem um grau diferente de comprometimento, o que se conhece por Espectro do Autismo.
Toda esta variação faz com que cada indivíduo com autismo seja único, o que dificulta muito o diagnóstico, mas também torna o prognóstico muito variável pois uma pessoa com autismo desde que tratada adequadamente, pode se desenvolver e se tornar uma pessoa autônoma, produtiva e, sobretudo, feliz.

Ainda não existe uma causa cientificamente validada para o autismo, mas inúmeras pesquisas apontam para fatores múltiplos de origem ambiental ou de natureza genética. 

Para o diagnóstico do autismo, deverá ser utilizado um amplo protocolo de avaliações de preferência multidisciplinares (neurologista, pediatra, psicóloga, fonoaudióloga dentre outros), bem como a realização de exames não para a detecção do autismo, mas para identificação de outros quadros que com frequência se associam ao autismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...