Este blog surgiu com a proposta de tratar de conteúdos informativos e relevantes da psicologia e suas diversas áreas. Seja bem vindo, este blog é pra você!!!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Depressão: Tipos e sintomas





As depressões podem estar divididas em dois tipos principais:

  • Endógeno _ que tem origem em fatores fisiológicos internos, por exemplo, baixo nível de determinados neurotransmissores.
  • Exógeno _ que tem origem em fatores psicossociais externos.
Há dois padrões de sintomas diferentes na depressão: a depressão com retardo e a depressão com agitação. os principais sintomas depressivos giram em torno do humor; o indivíduo sente-se deprimido, melancólico, triste, sem esperanças, desencorajado, "pra baixo". Tem choro fácil e/ou freqüente, apatia ("tanto faz, como tanto fez"), aborrecimento constante, irritabilidade aumentada (ruídos, pessoas etc), angustia e desespero. Os indivíduos deprimidos tem a auto-estima muito baixa, pensam que são inadequados, ineptos, incompetentes e em geral sem valor, além de se sentirem freqüentemente culpados por fracassos, outro sintoma marcante é o pessimismo, além de alterações no sono e perda de libido.

Depressão: O que vem a ser?





A Depressão pode significar um sintoma que faz parte de inúmeros distúrbios emocionais sem ser exclusivo de nenhum deles, pode significar uma síndrome com muitos e variados sintomas somáticos e pode significar uma 'doença', caracterizada por alterações afetivas.
A depressão afeta "o organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo, sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio .
A Depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço.

As pessoas com doença depressiva não podem, simplesmente, melhorar por conta própria e através dos pensamentos positivos, conhecendo pessoas novas, viajando, passeando ou tirando férias. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos. O tratamento adequado, entretanto, pode ajudar a maioria das pessoas que sofrem de depressão.
A Depressão, de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física.

Transtornos Globais do Desenvolvimento - CID-10 (F84)

Grupo de transtornos caracterizados por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Estas anomalias qualitativas constituem uma característica global do funcionamento do sujeito, em todas as ocasiões.


F84.0 AUTISMO INFANTIL
F84.1 AUTISMO ATÍPICO
F84.2 SÍNDROME DE RETT
F84.3 OUTRO TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA
F84.5 SÍNDROME DE ASPERGER
F84.9 TRANSTORNOS GLOBAIS NÃO ESPECIFICADOS DO DESENVOLVIMENTO

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Autismo


O Autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento que se caracteriza por trazer alterações ao desenvolvimento da criança, principalmente em três áreas: a comunicação, a interação social e o uso da imaginação, é a chamada tríade autista.
Geralmente se manifesta antes dos três anos de idade e apresenta muitas variações de um indivíduo para o outro, o que nos leva a um outro conceito: o espectro do autismo ou os diferentes graus do autismo.
O autismo se enquadra no conceito de síndrome, ou seja, é um conjunto de sinais e sintomas sem causa específica que, combinados, trazem um grau diferente de comprometimento, o que se conhece por Espectro do Autismo.
Toda esta variação faz com que cada indivíduo com autismo seja único, o que dificulta muito o diagnóstico, mas também torna o prognóstico muito variável pois uma pessoa com autismo desde que tratada adequadamente, pode se desenvolver e se tornar uma pessoa autônoma, produtiva e, sobretudo, feliz.

Ainda não existe uma causa cientificamente validada para o autismo, mas inúmeras pesquisas apontam para fatores múltiplos de origem ambiental ou de natureza genética. 

Para o diagnóstico do autismo, deverá ser utilizado um amplo protocolo de avaliações de preferência multidisciplinares (neurologista, pediatra, psicóloga, fonoaudióloga dentre outros), bem como a realização de exames não para a detecção do autismo, mas para identificação de outros quadros que com frequência se associam ao autismo.


Transtorno Global do Desenvolvimento - TGD





De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, o Transtorno Global do desenvolvimento se caracteriza por prejuízos severos e invasivos em diversas áreas do desenvolvimento.


 Mas o que vem a ser exatamente um “Transtorno do desenvolvimento”?


 Tecnicamente, um “Transtorno do desenvolvimento” pode ser definido como uma incapacidade severa e crônica apresentada por um indivíduo:

  1.   Relacionada a uma deficiência mental ou física, ou uma combinação de ambos; 
  2. Manifestada antes dos 22 anos de idade; 
  3.  Com probabilidade de perdurar de forma indefinida (pela vida toda) 
  4.  Gerando limitações funcionais substanciais em três ou mais das seguintes principais áreas de atividade de vida: auto-cuidado, linguagem receptiva e expressiva, aprendizagem, mobilidade, auto-direcionamento, capacidade de viver de forma independente, e auto-suficiência econômica; e
  5. Necessidade do indivíduo de receber uma combinação de serviços interdisciplinares e especiais, de forma individualizada, pelo tempo que for necessário.

Transtornos do desenvolvimento é um termo bastante amplo, que abarca uma gama de diferentes condições, como deficiências físicas, sensoriais, neurológicas, intelectuais, e de aprendizagem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...